Futuro do trabalho: o Caminho dos Jovens Australianos

Tive acesso a importante estudo sobre o futuro do trabalho dos jovens australianos, encomendado pela Fundação para Jovens Australianos (FYA), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo governo australiano e uma série de empresas. O estudo, de 2017,  aponta que habilidades transferíveis, que sempre foram consideradas importantes quando se trata de mudar de emprego, nunca foram tão cruciais quanto nos dias de hoje e mais ainda no futuro próximo. O estudo, denominado “New Work Mindset” foi construído a partir de dados de 2,7 milhões de anúncios de emprego, abrangendo mais de 1.000 ocupações.

De acordo com o estudo, os jovens australianos não deveriam, aos 17 anos, decidir ser advogado, contador ou alguma outra profissão. Em vez disso, deveriam escolher se são “informantes”, “geradores” ou “tecnólogos”. O estudo aponta ainda que os jovens australianos deveriam desistir de se concentrar em um único “emprego dos sonhos”.

Analisando 2,7 milhões de anúncios de emprego, o relatório descobriu que era melhor pensar em sete “grupos de empregos” ou grupos na economia australiana que exigiam habilidades estreitamente relacionadas e portáteis.

Segundo o mesmo relatório, apenas 6% dos adultos acabam nas carreiras que queriam quando eram mais jovens.Em vez de treinar para uma ocupação específica e trabalhar nessa área por toda a vida, alguns estudos estimaram que os australianos farão 17 mudanças nos empregadores em cinco carreiras diferentes”, disse o relatório.

O estudo revela a importância de se orientar o processo de preparação para o trabalho jovem em sete grupos de empregos. Cada cluster com suas próprias habilidades e personalidades. Esses clusters são os Geradores, Artesãos, Designers, Tecnólogos, Cuidadores, Coordenadores e, por último, Informantes.

7 tipo de grupos/clusters de trabalho

Geradores – Um cluster para extrovertidos. Essas pessoas devem ter alta interação interpessoal. Eles geralmente são encontrados nas indústrias de varejo, vendas, hotelaria e entretenimento. Muitas vezes os jovens encontram uma experiência inicial neste cluster. Funções como assistente de vendas, telemarketing e coaching esportivo são populares. Eles ajudam a permitir que os jovens tenham a oportunidade de sentir esse tipo de trabalho e descobrir se suas habilidades correspondem ao papel. As habilidades mais desejadas para o cluster do Gerador são; alto atendimento ao cliente, comunicação, construção de relacionamento e planejamento. Com uma alta taxa de crescimento no trabalho e baixa afeição pela automação, as perspectivas parecem moderadas. Então, se você é alguém que gosta de conversar e organizar o cluster do Gerador se for para você.

Artesãos – O aglomerado de artesãos é onde você encontrará pessoas com interesse e habilidade nas mãos no trabalho. Composto de trabalhos que exigem habilidade em tarefas orientadas manualmente. Relacionado a construção, produção e manutenção. A maioria das pessoas conhece alguém que sempre foi bom em construir ou consertar. Este é o cluster para eles. Concentrar-se em setores como agricultura, mineração e manufatura faz dele um aglomerado vital. Todas essas indústrias têm um papel enorme na forma como nossa sociedade opera. A inovação e o avanço dos processos são altamente recompensados ​​e beneficiam todos os aspectos da vida. Infelizmente, houve um grande avanço na automação para muitos trabalhos nesse cluster. Isso se deve à capacidade das máquinas de serem programadas para realizar trabalhos para os artesãos, embora sempre haja necessidade de trabalhadores nesse campo.

Designers – Os Designers são de um cluster que depende muito de matemática e ciências. Usando essas habilidades e conhecimentos, eles têm a capacidade de projetar e construir produtos ou edifícios. Se você tem interesse em arquitetura ou engenharia / serviços técnicos, provavelmente se encaixa aqui. Você pode se ver usando um capacete muito do seu dia e será responsável pela construção de muitas coisas. Novamente, o planejamento é uma habilidade importante, assim como a garantia de qualidade e o gerenciamento do tempo. O alto crescimento do emprego e a menor automação tornam esse cluster atraente se você tiver as habilidades corretas.

Tecnólogos – O cluster de tecnólogos consiste em trabalhos que exigem compreensão e manipulação de tecnologia digital. Se você se considera um aficionado por computador, este é o escolhido para você. Com base em TI, os trabalhos residem em setores como design de computadores e serviços de telecomunicações. Obviamente, qualquer conhecimento de computador e tecnologia é um grande trunfo, assim como a orientação detalhada e o gerenciamento de projetos. Se você já entende Java e desenvolvimento de sites, talvez esse cluster seja sua vocação. O crescimento extremamente alto do emprego e a baixa automação fazem deste o cluster mais atraente. Por ser um novo cluster, as chances de criação de novos empregos também são bastante altas.

Cuidadores – O quinto da lista é o cluster de trabalho dos cuidadores. Concentrar-se em empregos que visam melhorar a saúde mental ou física ou o bem-estar dos outros. Se você sentir satisfação em dar ajuda àqueles que precisam, escolha os cuidadores. Um cluster altamente importante que nossa sociedade é construída sobre pessoas que ajudam a melhorar as pessoas ao seu redor. De acordo com a Fundação dos Jovens Australianos, existe um enorme mercado para o trabalho que os Cuidadores estão intimamente ligados, como cuidados de saúde e assistência social. Habilidades importantes são pesquisa e trabalho em equipe e, mais especificamente, primeiros socorros, reabilitação e entrada de dados. Outro cluster com alto crescimento de empregos e baixa automação, as perspectivas são fortes neste.

Informers ou comunicadores – O cluster de job do Informers está todo no nome. Comprometer trabalhos que envolvem profissionais que prestam serviços de informação, educação ou negócios. As pessoas que gostam de informações e informam especificamente as pessoas sobre essas informações estarão em casa neste grupo. Ensino e aconselhamento, bem como contabilidade e solicitando são todas as ocupações neste cluster de trabalho. Os comunicadores concentram-se em habilidades relacionadas ao conteúdo necessário para fornecer serviços de consultoria de negócios. Análise de dados, elaboração de relatórios, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de currículos são habilidades normalmente solicitadas. As perspectivas de emprego são fortes com o mínimo de automação e crescimento constante. Pessoas com habilidades alinhadas com esse cluster devem se sentir confiantes. O emprego deve ser abundante, assim como sua contribuição para a força de trabalho.

Coordenador – Por fim, é o cluster do coordenador. Para tudo, administração que lida com os bastidores e mantém o processo funcionando. De cozinheiros de fast food a atendentes de estacionamentos, este Cluster é versátil em suas oportunidades de trabalho. Um agrupamento comum para jovens, os coordenadores dão vários primeiros empregos. O trabalho de recepção e recepção de bares, etc., dá às pessoas uma compreensão de como funciona o local de trabalho. As habilidades nas quais o cluster se concentra são tarefas administrativas e funções de retorno de casa. Se você se sentir bem em entrada de dados, agendamento, gerenciamento de contratos ou faturamento, então este é o cluster para você. Para pessoas que não precisam ser o centro das atenções, mas como fazer as coisas acontecerem. Infelizmente, uma perspectiva de emprego fraca é o futuro dos coordenadores. A alta automatização do trabalho e o baixo crescimento do emprego tornam o emprego nesta área mais difícil que os outros. Dito isto, se você se encontrar combinando com todas as habilidades que são desejadas, então você deve ir para ele, pois o toque humano será sempre necessário.

Habilidades complementares

Os sete clusters (Geradores, Artesãos, Prestadores de Serviço, Coordenadores, Designers, Informadores e Tecnólogos) são todos caracterizados por indústrias e empregos distintos, mas há um cruzamento significativo em termos de requisitos de habilidades. As carreiras não são tão lineares quanto eram antes, com a ideia de trabalhar para uma única organização por três décadas mais ou menos extintas. Esta é uma abordagem prática, porque é muito difícil determinar o que você quer fazer com o resto da sua vida quando você está saindo do ensino médio ou mesmo da universidade. Na verdade, apenas seis por cento das pessoas acabam no trabalho que disseram que queriam quando eram crianças. As vantagens são variadas: um jovem pode ganhar experiência através de cargos de início de carreira dentro de um cluster, desenvolver um portfólio de habilidades relevantes e até mesmo escolher um cluster com base no crescimento futuro projetado de ocupações relacionadas. Essa nova mentalidade de trabalho é voltada para ajudar jovens candidatos a emprego a encontrar emprego com o relatório, visualizando como um pesquisador ambiental poderia, com a aquisição de uma habilidade extra, transferir-se para um papel separado como bombeiro, técnico de museu ou profissional de engenharia.

Os geradores exigem um alto nível de interação interpessoal e se especializam em vendas, varejo e hotelaria, os artesãos executam tarefas manuais completas como construção e manutenção, e os prestadores de cuidados trabalham para melhorar a saúde de outras pessoas nos setores de assistência médica e pessoal. Coordenadores estão envolvidos em tarefas repetitivas de administração, Designers constroem e projetam produtos usando matemática e ciências, Informadores fornecem informações, educação ou serviços de negócios e Tecnólogos manipulam tecnologia digital.

Demanda futura

Nem todos esses clusters deverão crescer no futuro imediato. Os cuidadores cresceram 18 por cento de 2010-2015 e com uma população continuamente envelhecida, espera-se que este número permaneça forte para fisioterapeutas, enfermeiros e clínicos gerais. Os resultados não eram tão promissores quando se tratava de artesãos, com trabalhadores intensivos em trabalho, como encanadores e carpinteiros, com 77% de risco de automação. Números semelhantes foram registrados para os coordenadores, com recepcionistas e técnicos de suporte em risco de serem substituídos pela tecnologia.

4.0 work

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s