Sete Ações para Melhorar a Qualidade da Educação

7 AÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE

Compartilho resumo de importante material produzido pela Unesco e liderado pelo professor Fernando Reimers, com 7 ações para melhorar a qualidade da Educação. O documento completo segue aqui:

A equipe, denominada “Teachers Alliance”, elaborou o documento como um apelo para que os líderes de governos, organizações não governamentais, educadores, líderes da sociedade civil e cidadãos abordem com urgência sete áreas críticas para a melhoria significativa da qualidade da educação recebida pela maioria das crianças nas escolas. Estas ações apoiam estrategicamente a coerência e o alinhamento de políticas e programas que, como um sistema, sustentam a qualidade do ensino. Este documento propõe uma estratégia de sete ações para alinhar o sistema de aperfeiçoamento ao longo da vida da qualidade do professor, e, com isto, alcançar a qualidade da educação como um todo.

De acordo com o documento “A educação é uma das iniciativas mais importantes que podem ser empreendidas para melhorar a qualidade de vida, a segurança financeira e o potencial econômico de uma determinada população. Não há contestação dos benefícios de um sistema de educação forte. O desafio está no desenho da estrutura e na implementação de um sistema desse tipo, além da criação de uma vontade política de ver esse sistema funcionando na prática. Para que sistema seja implementado, a qualidade dos professores e a qualidade da educação como um todo devem ser consideradas uma prioridade nacional. Os líderes educacionais e políticos devem apoiar essas iniciativas publicamente, colocá-las em sua agenda política e estabelecer uma comissão especial para desenvolver uma estratégia para melhorar de forma significativa e mensurável a qualidade do professor. O cerne da educação de qualidade é ter um corpo docente qualificado e versátil. Para realizar melhorias significativas na qualidade da educação, é necessária uma estratégia coesa para que se possa combinar o que já se conhece em um sistema eficiente, que pode ser implementado em todo o mundo na escala necessária para o sucesso. Os pontos precisam ser conectados.”

Título original: Connecting the dots to build the future teaching and learning, published in 2016 by Varkey Education Foundation.

2 respostas em “Sete Ações para Melhorar a Qualidade da Educação

  1. Alexandre, seu blog é excepcional. Nunca consigo ler todos os posts, porque estou sempre atolada de coisas, mas “economizo” tudo para ler com calma quando o tempo aparece. Parabéns!! vou comentar (citando e fazendo propaganda do seu blog, claro!) na segunda que vem na CBN, ok? Continue seu trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s