A Força da Educação do Vietnã

Em sua primeira participação no PISA em 2012, o Vietnã obteve um valor superior à média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Center  for Global Educacion da Asia Society apresentou análise com os fatores que contribuíram para esse sucesso impressionante, bem como as oportunidades e os desafios que o sistema educacional vietnamita enfrenta.  O Banco Mundial também apresentou estudo muito interessante sobre os desafios educacionais do Vietnã. Compartilho abaixo alguns achados dos dois estudos.

A educação tem desempenhado um papel importante ao tornar o Vietnã uma história de sucesso no desenvolvimento nos últimos 20 anos. Na década de 1990 e no início dos anos 2000, o Vietnã experimentou um rápido crescimento econômico. O crescimento acelerado foi conduzido por aumento de produtividade que vieram na sequência de uma rápida mudança de emprego da agricultura de baixa produtividade para empregos não agrícolas de maior produtividade. A economia do Vietnã começou a se industrializar e modernizar. A pobreza caiu drasticamente. E a educação desempenhou um papel central no processo. O esforço comprometido do Vietnã em promover o acesso à educação primária para todos e garantir sua qualidade através de padrões de qualidade mínimos estabelecidos de forma centralizada contribuiu para garantir uma nação jovem e bem-educada.

Estudantes vietnamitas surpreenderam o mundo com seus resultados PISA 2012. As realizações do Vietnã nos últimos 20 anos são realmente notáveis ​​em termos de acesso, conclusão e proficiência dos alunos.

Alguns fatores-chave ajudaram o Vietnã a chegar a este ponto, como o compromisso com a educação, as melhorias na qualidade da escola e dos professores, e a orientação para manutenção da melhoria do sistema educacional.

O compromisso do Vietnã com a educação é visível em importantes investimentos públicos e privados e níveis crescentes de logística. A crença de que uma mistura saudável de educação e trabalho árduo é a chave para o sucesso é palpável.  da mesma forma, o Vietnã expandiu a matrícula ao mesmo tempo em que definiu e aplicou padrões mínimos de qualidade para instalações escolares em todo o país. A qualidade do professor também é importante, e o Vietnã estabeleceu uma base sólida ao profissionalizar sua força docente e estabelecer padrões em torno do conhecimento, das habilidades e das disposições do conteúdo do professor. O país também participa de várias iniciativas voltadas para o desenvolvimento de métodos de ensino inovadores  e habilidades de aprendizagem mais complexas. Além disso, as novas reformas da educação básica e superior incorporam lições aprendidas com as reformas anteriores.

E é nesse novo cenário que os desafios se complexificam. O ritmo de crescimento do número de empregos fora da agricultura diminuiu nos últimos anos. O tamanho da força de trabalho ainda é está em expansão, mas a população juvenil está diminuindo, o que significa que o Vietnã não pode continuar a depender do tamanho da força de trabalho para a continuidade do sucesso econômico. Em vez disso, é preciso se concentrar em tornar sua força de trabalho mais produtiva.  Além disso, há melhorias de qualidade e lacunas para seguir avançando, já que cerca de 37% dos jovens de 15 anos vietnamitas ainda não estão matriculadas no ensino médio. É preciso reduzir a desistência escolar precoce e as desigualdades relacionadas, mantendo a qualidade. Por fim, ampliar o desenvolvimento de habilidades, já que os desafios do século XXI exigirão cada vez mais uma combinação de competências cognitivas, comportamentais e técnicas de alta qualidade.

O Caminho adiante: Currículo simplificado para o século XXI
O próximo passo para o Vietnã proporcionar uma escolaridade de melhor qualidade que promova habilidades cognitivas e comportamentais de ordem superior (como pensamento criativo e crítico) para mais jovens. Por conseguinte, o Ministério da Educação está trabalhando numa reforma ambiciosa do currículo da educação básica para conceber padrões curriculares coerentes, focados e de alta qualidade que otimizem a aprendizagem e promovam as competências necessárias para dominar o conteúdo e aplicar o conhecimento. Embora a reforma curricular seja um passo importante, a mudança resultante na instrução da sala de aula é importante. Assegurar que as políticas e as práticas estão alinhadas em todo o sistema educacional exigirão uma atenção especial em como o novo currículo é ministrado, com melhores estratégias pedagógicas. Embora muitos professores entendam a importância da aprendizagem ativa para o envolvimento dos alunos e os resultados de aprendizagem, eles afirmam não possuir estrutura para apoiar o uso dessas abordagens. Para ajudar a enfrentar esse desafio, é preciso assegurar um conjunto abrangente de novos materiais didáticos alinhados e  desenvolvidos para apoiar a transição para o novo currículo, e o engajamento  dos educadores na Reforma em curso.

Para os professores habituados às práticas tradicionais, mudar os métodos de ensino e promover novas habilidades será um esforço complexo. O desenvolvimento de habilidades de ordem superior exige que os professores tenham um domínio mais profundo de seus assuntos e um repertório pedagógico mais amplo do que o necessário para garantir o aprendizado.

Construir capacidade de instrução também requer suporte significativo e contínuo, estabelecendo estruturas de apoio adequadas, para permitir que professores e diretores implementem novos modelos pedagógicos nas escolas. Além disso, a criação de mecanismos para a aprendizagem profissional e a colaboração entre professores e grupos de escolas permitiria que os educadores aprendessem uns dos outros e continuamente aperfeiçoassem suas práticas.

À medida que o Vietnã se propõe a consolidar seu sucesso e avançar para se preparar para uma economia moderna, suas opções políticas para enfrentar os novos desafios o colocam como um player interessante para trocar experiências, se inspirar com sua determinação  e com os avanços de seu sistema educacional.

Referências

Bodewig, Christian; Badiani-Magnusson, Reena; Macdonald, Kevin; Newhouse, David; Rutkowski, janeiro de 2014. Skilling Up Vietnam. Preparing the Workforce for a Modern
Market Economy (inglês). Washington, DC: World Bank.

World Bank. 2011. Vietnam – High quality education for all by 2020 : Overview/policy report (English). Washington, DC: World Bank.

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Uma resposta em “A Força da Educação do Vietnã

  1. Gostaria de saber qnd se inicia o periodo letivo nas escolas do vietnã? Igual do brasil (fevereiro) ou igual ao EuA?

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