Como os Tigres Asiáticos estão mudando a Educação para liderar o século XXI

O Debate sobre as Competências dos Século XXI é central nos processos de reforma educacional em curso no mundo. Precisamos acompanhar como a Asia tem enfrentado esse desafio, dada sua crescente importância no cenário internacional. Compartilho Relatório da Asia Society, denominado “Advancing 21st Century Competencies in East Asian Education Systems“, que estudou os esforços de reforma educacional de cinco sistemas de educação primária e secundária no Leste Asiático – Hong Kong, Japão, Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan – focados na integração de competências do século XXI. Nesses contextos, há um impulso para reformar a educação para refletir as grandes mudanças fundamentais que vem ocorrendo na sociedade.  O estudo foi liderado pelo pesquisador Kai-ming Cheng, da University of Hong Kong, e foi publicado em fevereiro de 2017, e reproduzo abaixo o um resumo de seus achados.

Embora o termo “competências do século XXI” nem sempre seja explicitamente utilizado no Leste Asiático (com exceção de Singapura e Taiwan), as reformas envolvem expectativas semelhantes para os sistemas educacionais nacionais à medida que eles tentam se ajustar ao contexto social do mundo contemporâneo. Tais reformas não tratam apenas de incorporar novas competências, mas sim de reconceituar de maneira abrangente o modelo educacional e seu papel na sociedade.

Os cinco sistemas compartilham em grande parte heranças culturais semelhantes e compartilham filosofias semelhantes de educação, apesar de diferenças de política e ideologia. As cinco sociedades estão entre as economias mais avançadas e, portanto, estão entre os primeiros a sentir os desafios do século XXI. Sem exceção, os cinco sistemas experimentaram reformas educacionais significativas, substanciais e abrangentes, que estão em andamento.

Todas as reformas da educação no Leste Asiático começaram com as mudanças de expectativas da sociedade na nova era. As reformas começaram buscando identificar as características de um jovem bem sucedido no século 21 e, portanto, definir o conjunto de competências esperadas que seriam necessárias e vinculá-las aos valores fundamentais da sociedade. A noção de “competências do século XXI “, embora interpretadas de forma bastante diferente nos diferentes sistemas em estudo, mostraram pontos comuns em todos os sistemas. Existe uma tendência em todas as reformas de considerar o conhecimento e as habilidades como sendo apenas uma dimensão dos objetivos de aprendizado, além de atitudes e outros atributos no domínio afetivo.

Existe, portanto, também uma ênfase no aprendizado social e emocional, que é alcançado em grande parte através da aprendizagem experiencial. 

As reformas descritas neste documento trazem planos bastante abrangentes para a implementação, começando frequentemente com reformas curriculares e mudanças relacionadas no papel dos professores e da escola. Todas as reformas ecoam descobertas contemporâneas da ciência do aprendizado e, portanto, enfatizam a aprendizagem ativa, experiencial e caminhos de aprendizagem diversos para estudantes. Avaliação é entendida como elemento crucial, e muitas vezes representa os desafios mais sérios para a implementação das competências do século XXI, apresentando barreiras à reformas relacionadas. Os exames de admissão universitária também desempenham um papel crítico na continuação das pressões desfavoráveis aos estudantes. No entanto, todos os sistemas de educação em estudo estão trabalhando ativamente nesses desafios porque a sociedade em geral está cada vez mais consciente da obsolescência do sistema atual.

Cingapura2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s