Bombinhas aposta na Inovação para melhorar a qualidade do ensino

Inovação é uma das diretrizes estratégicas do Plano Municipal de Educação

Bombinhas não terá a qualidade da educação de que precisa – e que os estudantes tem direito – apenas com melhoras incrementais. A inovação é uma estratégia  do município para o cumprimento dos direitos de aprendizagem, e consta da agenda política da educação do município, inscrita inclusive no Plano Municipal de Educação.

Inovação está contida na visão e nos valores da rede municipal de ensino

Inovação está contida na visão e nos valores da rede municipal de ensino

É sabido que não se chega a um lugar de excelência e qualidade para todos apenas fazendo mais do mesmo. É preciso fazer mais e melhor.

Desde o início deste ano, A Secretaria de Educação vem promovendo a reflexão na rede de ensino sobre a importância da inovação. Como parte central da estratégia de inovação, foi criado o Laboratório de Inovação em Tecnologia e Metodologia em Inovação Educacional.

Inovação é uma Diretriz Estratégica do Plano Municipal de Educação de Bombinhas.

Inovação é uma Diretriz Estratégica do Plano Municipal de Educação de Bombinhas.

O Laboratório de Inovação abriu espaço na agenda para a importância da inovação em educação. Além de infraestrutura tecnológica, o Laboratório abrigará e apoiará várias iniciativas inovadoras dos professores da rede.

A ideia é fomentar o processo de inovação educacional nas escolas. Além de ferramentas tecnológicas, serão ofertadas aulas de reforço para estudantes, capacitações para professores e processos de avaliação on-line. Apesar da ênfase no uso da tecnologia, o laboratório pretende abrir espaço para metodologias pedagógicas inovadoras, não necessariamente ancoradas na tecnologia.

Projeto Mais Matemática – Entre as ações que estão em curso e que contarão com o apoio do Laboratório está o Projeto Mais Matemática.

Objetivo do Projeto Mais Matemática é inovar para melhorar o aprendizado em matemática

Objetivo do Projeto Mais Matemática é inovar para melhorar o aprendizado em matemática

O objetivo do projeto “Mais Matemática” é inovar para melhorar o aprendizado em matemática, e além da Olimpíada, várias outras ações estão em andamento, como o uso da plataforma Khan, o acompanhamento e premiação para os melhores estudantes da Olimpíada Brasileira de matemática – OBMEP e capacitações para professores no uso de ferramentas tecnológicas.

Projeto Língua, Linguagens & (Con)Textos – Ensinar a escrita, escrever e aprender com as infinitas possibilidades que o mundo da escritura oferece é a proposta do Projeto Língua, Linguagens & (Con)Textos, que a Secretaria da Educação de Bombinhas se propõe a construir com os alunos e professores do Município.

olimp port-2

Projeto Língua, Linguagens & (Con)Textos quer desafiar a autoria, através da autonomia e instigar a imaginação, transformando a diversidade de idéias em (con)textos, que contemplem a pluralidade de estilos.

A missão do projeto é desafiar a autoria, através da autonomia e instigar a imaginação, transformando a diversidade de idéias em (con)textos, que contemplem a pluralidade de estilos. Além disso,  compreender os valores e a proficiência do ensinar pela escrita, aplicar atividades relacionadas com a escritura, avaliar os resultados dessas ações afirmativas.

Desde agosto, desse ano, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, de 5° a 9°s anos estão vivenciando os desafios de ensinar e aprender com a escrita, de despertar para a autoria e transformar ideias em contextos literários. O concurso despertou uma pluralidade de estilos e mais de 800 alunos estão escrevendo, em prosa ou poesia o que veem, observam, percebem e sentem sobre lugar onde vivem – Bombinhas. Suas impressões e registros históricos compõem a base da Olimpíada Municipal da Língua Portuguesa.

A Olimpíada, embora obedeça a um cronograma de eventos, consiste em todo um processo de ensino, de aprendizagem e de criação, que, mesmo em meio a uma série de atividades, não tem a pretensão de encerrar-se em ações preestabelecidas, pelo contrário, quer motivar a comunidade escolar, alunos e professores a permanente aprendizagem, apreensão e aquisição das normas, variações e infinitos contextos que permeiam a Língua Portuguesa e a sua conseqüente colaboração para a interpretação, a compreensão, reflexão e leitura das demais áreas do conhecimento e da própria Língua.

A etapa escolar já está praticamente cumprida, sendo seguida, em outubro, pela seleção municipal de textos. Em novembro, a Olimpíada terá cumprido sua tarefa e apontará alguns vencedores do concurso, como em toda competição desse porte, mas, certamente, afora os 15 finalistas, apontará inúmeros jovens autores, escritores competentes, com satisfatório desempenho linguístico, os quais estarão, suficientemente, motivados a participar de outros processos avaliativos que têm por objetivo transformá-los em cidadãos críticos e com autonomia no uso da sua língua brasileira, em favor do acesso a sua qualificação profissional e elaboração de um discurso competitivo e emancipador.

O evento integra o conjunto de ações planejadas para serem desenvolvidas ao longo da execução do Projeto Língua, Linguagens & (Con)Textos, um braço didático-pedagógico, da Secretaria Municipal da Educação, dirigido pelas professoras Karime Franzoi e Susana Pinheiro, e coordenado pela professora Maria Inês Amaral, o qual visa a manutenção e incentivo da qualificação do ensino da língua materna, voltado a processos de inovação desse ensino, que passam pela elaboração e aplicação de instrumentos avaliativos de caráter desafiador, provocador e instigador a serviço do proficiente manejo da língua padrão alcançando o universo diversificado de contextos que ela possibilita que sejam inventados, produzidos e reproduzidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s