Redes sociais e Eleições

Tenho acompanhado com interesse a utilização das redes sociais nessas eleições. Desde a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas, as redes sociais foram alçadas a um patamar de destaque nas eleições, em qualquer país do chamado mundo ocidental capitalista.

Políticos de todos os matizes ideológicos, sejam do governo ou da oposição, de países desenvolvidos e até em países onde a ditadura é forte e a censura impera, como na Coreia do Norte, os  líderes políticos se vêem obrigados a abrir um blog, ter um twitter e uma conta do facebook, do orkut e do flickr.

Por estar acompanhando com atenção a evolução da utilização das redes sociais, tenho sido convidado para falar do assunto, e com alguma frequencia tenho participado do planejamento de ações  específicas nesta área com equipes multidisciplinares que atuam com o tema.

Observei que a experiência com  as redes sociais,  e a experiência passada em eleições (são três campanhas municipais e 3 campanhas estaduais – proporcionais e majoritárias), assim como a atuação em ações  específicas na chamada internet 2.0,  se revelou  um um conjunto de conhecimentos e habilidades que está sendo utilizado e tem valor muito grande nesta (e nas próximas) eleições.

Oficinas de Redes Sociais

Apresentando material sobre redes sociais para ex-Presidente do Equador, Lúcio Gutierrez.

Estou falando tudo isso para dizer que fiquei muito feliz em coordenar uma oficina de trabalho sobre redes sociais e eleições com  o Ex-Presidente do Equador, Lúcio Gutierrez, neste final de semana.

 

Anúncios

Uma resposta em “Redes sociais e Eleições

  1. Olá!
    Sou acadêmico de jornalismo e estou pesquisando o twitter e as eleições de 2010 para minha monografia. O objetivo é observar os perfis dos candidatos à deputado na região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu) e comparar o usso dessa ferramenta com os gastos de campanha e seu resultado nas urnas.
    Gostaria de te perguntar, você tem alguma bibliografia para indicar e que ajude na fundamentação deste trabalho?
    Desde já agredeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s