Depois dos BRIC’s, surgem os PIGS!

Os chamados países PIGS (iniciais de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha  – Spain), são os quatro países que estão dando mais dores de cabeça ao conjunto da Eurozona, por problemas de déficit, dívida excessiva e/ou desemprego em alta.

Portugal teve, no ano passado, um déficit orçamentário de 9,3%. À beira de uma crise política, por causa da lei das finanças regionais, o país levou mais um solavanco, com a subida nos juros da dívida pública e uma queda a pique no índice principal da bolsa, semana passada.

Se Portugal está mal, a Irlanda está pior, ao confrontar-se com um déficit de 12%, ou seja, quatro vezes mais o permitido pelo pacto de estabilidade e crescimento da União Europeia. O setor bancário irlandês está à beira do colapso e o governo de Dublin tenta salvá-lo através de um pacote orçado em 54 bilhões de euros. O governo quer ainda passar um conjunto de medidas para estimular o investimento.

Mas toda esta turbulência começou na Grécia, que tem uma dívida impressionante – 300 bilhões de euros.O país viveu nos últimos meses uma crise sem precedentes, depois da revisão em baixa da notação das principais agências sobre a dívida grega. Como resultado, o governo apresentou um plano de austeridade, fortemente contestado nas ruas.

Se, para estes três países, o problema é a dívida, na Espanha o problema chama-se desemprego.O país é um triste campeão europeu nesta área, com uma taxa de 19%, que segundo os analistas deve em breve chegar aos 20%.O país sofreu na pele os efeitos da crise, depois de anos a fio de forte crescimento, motivado por uma bolha imobiliária que implodiu com a última crise.

Apesar dos esforços dos governos, os números e as promessas e austeridade não ganharam por enquanto a confiança dos mercados. Embora a saída de algum desses países da Eurozona pareça impensável, a “pergunta que não quer calar” é até que ponto a união monetária resistirá à crise.

A Eurozona “atravessa seu primeiro grande teste” e, ao final dele, “alguns países poderão ter que deixar a união monetária”, prevê o economista americano Nouriel Rubini.

Para quem quiser saber mais, seguem textos do The Guardian e do Financial Times.

Anúncios

3 respostas em “Depois dos BRIC’s, surgem os PIGS!

  1. Pingback: Os números de 2010 | Um pouco de tudo e de todos…

  2. Pingback: 2 anos de Blog – Um Blog sobre TRI, Geografia e Saúde | Blog do Alexandre Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s